quinta-feira, 22 de abril de 2010

Actividades económicas

A estrutura profissional da população activa residente no Distrito de Aveiro reflecte esta característica: dos cerca de 258 milhares de activos recenseados em 1981, cerca de 50 mil trabalhavam no sector primário, 69 mil no sector terciário e cerca de 140 mil no sector secundário.
As mais importantes unidades industriais do distrito, com particular destaque para a transformação de produtos lácteos, madeiras e cortiça, algumas unidades têxteis e sobretudo, as industriais metalúrgicas, metalomecânicas, químicas, alimentares, montagem de automóveis, cerâmicas e porcelanas que seguem na actualidade.
Entre as actividades mais antigas conta-se a pesca.
Têm realizado avultados investimentos na renovação da frota pesqueira, dotando-a de unidades concebidas para a captura, transporte, transformação e congelação do pescado.
Esta inovação levou à decadência das técnicas tradicionais da salga e da seca para quais a região litoral, mercê da conjugação de vários factores, oferecia as melhores condições: número de horas de insolação, regime de ventos e topografia do terreno.
Também o comércio constitui uma actividade dominante desta região. Assente numa boa rede de circulação e no nível de vida dos seus habitantes, tem beneficiado do surto de desenvolvimento económico extensivo a toda esta área.
Ao comércio podemos ainda acrescentar a agricultura, em muitos locais em regime de part-time, a qual permite uma ocupação e um rendimento suplementares à população ocupadas noutras actividades.
Também o sector agro-alimentar constitui uma das actividades características da região.

Nenhum comentário:

Postar um comentário